Essa obra surgiu da inquietação constante da autora e organizadora na busca de uma Educação mais inclusiva e para amenizar a ansiedade, o medo, as angústias, as incertezas dos professores, profissionais de apoio, pais, gestores em relação a aprendizagem e desenvolvimento do público elegível da Educação Especial.
Ao longo dos anos de estudo, pesquisa e prática a autora foi delineando como seria essa obra, mas percebeu que ainda faltavam algumas “peças” para que se tornasse realidade. Essas peças estavam relacionadas ao entendimento de alguns conceitos, de como as competências pessoais de cada profissional envolvido no Estudo de caso infere diretamente nas suas condutas e na comunicação, a importância do envolvimento da família e qual seria a linha educacional que tem o foco voltado para o todos. Então, nas suas andanças por esse universo da inclusão escolar se deparou com profissionais que faziam a diferença nos seus contextos e as convidou para discorrerem sobre aquilo que ainda faltava.
Caro leitor, esta obra contém do aporte teórico à pratica. Com relatos de experiências de três municípios, o processo de formação e a criação da dinâmica do Estudo de caso em suas escolas e finaliza com a descrição e análise de um Estudo de caso, um momento “mão na massa”, com passo a passo de como ele pode ser construído nas escolas.
Autora e Organizadora
Wania Boer é mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e atua há 44 anos na área da Educação Especial. Trabalhou por 32 anos na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo como Pedagoga Especializada na área da Deficiência Intelectual, como professora Coordenadora na área de Educação Especial na Diretoria de Ensino da região de Araraquara-SP e como diretora do Centro de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE)-SEE/SP. Hoje, ministra cursos, palestras, workshops, assessoria presencial, on-line ou híbrida para os profissionais da Educação Infantil ao Ensino Superior, especialistas e pais.
Coautoras
Regina Berard é Psicoterapeuta há mais de 35 anos, Pós Graduada em Análise Transacional pela FATEP/UNAT- BRASIL. Master em Programação Neurolinguística.
Joyce Urbinati é mãe de três meninos, dois com TEA, prof. de Ed. Especial há 17 anos. Defende a inclusão com apoio da família, escola e do Estudo de Caso.
Rosana Chacon é Pedagoga e formada em Letras. Atuou como professora, orientadora e diretora. Autora e facilitadora de cursos de Access Consciousness.
Giselle Frufrek é Pedagoga e especialista em Educação Infantil e Montessoriana. Mestre em Educação e arteducadora. Atua na formação de professores.
Marluce Aguilar é Psicóloga, pós-graduada em Psicopedagogia. Ex-diretora escolar e professora universitária. Secretária de Educação em Rubim-MG.
Ana Carolina S. Miranda é Psicóloga, graduada pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais e pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada (ABA).
Calmiranda Silva é Pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia. Diretora de Educação em Sales Oliveira-SP. Apaixonada por inclusão na Educação Especial.
Eliana Gamarra é professora formada no antigo curso do Magistério. Cursou pedagogia na UNICAMP. É licenciada em Filosofia e professora de LIBRAS.